J. Silva - Equipamentos de Protecção e Segurança, Lda.

 Comércio / Roteiro Digital

Todas as profissões apresentam algum tipo de risco para o bem-estar de quem as executa. Desde os trabalhos que tradicionalmente são associados às mortes e acidentes graves no local de trabalho, até aos trabalhos mais sedentários ou que apresentam menor esforço físico, uma vez que também estes apresentam riscos de lesões músculo-esqueléticas ou do foro psicológico, por exemplo.

Segurança do Trabalho compreende o conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ação o reconhecimento e o controlo dos riscos associados aos componentes materiais do trabalho. Uma das metodologias de prevenção dos acidentes é o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Se os riscos não podem ser evitados ou prevenidos, é necessário avaliar de que forma podem estes ser reduzidos de modo a que a saúde e a segurança das pessoas expostas não sejam comprometidas. Para tal existem diversas ações, que aplicadas individualmente ou em conjunto levam a uma maior segurança dos trabalhadores, para isso é necessário dar prioridade às medidas de proteção coletiva em relação às medidas de proteção individual.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são mais uma ferramenta de prevenção dos acidentes de trabalho nas empresas. Segundo as normas, é considerado EPI qualquer equipamento destinado a ser usado ou detido pelo trabalhador para sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo.
Na generalidade, os EPI devem ser utilizados quando os riscos existentes não puderem ser evitados ou suficientemente limitados por meios técnicos de proteção coletiva ou por medidas, métodos ou processos de organização do trabalho.

Para uma maior eficácia dos EPI devemos ter em atenção alguns critérios:

Usar o equipamento de proteção de forma adequada
Estar ciente de quando o EPI é necessário
Saber que tipo de equipamento de proteção é necessário
Entender as limitações do EPI na proteção de trabalhadores contra lesões
Colocar, ajustar, vestir e retirar EPI
Manter o equipamento de proteção de forma adequada
Estar atento ao prazo de validade do EPI

Os EPI são uma ferramenta útil na prevenção dos acidentes de trabalhos mas que deve ser utilizada adequadamente para que seja efetivamente preventiva e não prejudicial ao trabalhador quando a utiliza, quer por pôr perigo a sua condição, ou por não permitir que execute com eficiência e conforto a sua tarefa.

Não nos esqueçamos que um acidente de trabalho pode ter consequências negativas irreversíveis para a nossa vida e para a vida dos que nos rodeiam. Bastam apenas alguns segundos para que o pior aconteça, por isso devemos TRABALHAR SEMPRE PROTEGIDO.

Contact details

Rua João de Deus, 18Setubal,7520-215 Sines 269 633 470 http://www.jsilvaequipamentos.amawebs.com